Parceria com Governo de MT vai possibilitar troca de 10 pontes de madeira por aduelas de concreto em Alto Araguaia

Primeiras unidades chegaram nesta quarta-feira

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Começaram a chegar em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) as aduelas de concreto que serão utilizadas para substituir pontes de madeira na zona rural do município. A ação será possível por meio de convênio assinado com o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). O prefeito Gustavo Melo (PSB), acompanhado dos secretários Milton Lima (Obras e Infraestrutura); Manoelito Rezende (Administrativo); Welton Vilela (Finanças e Planejamento) e pelo servidor Benedito Luziano de Souza, o Ditão, acompanhou o processo de descarga das primeiras unidades.

O convênio entre o Estado e a Prefeitura de Alto Araguaia foi assinado em 28 de outubro na Sinfra. No total serão fornecidos 252 metros de aduela de concreto para substituir 10 pontes de madeira. O plano de trabalho prevê a instalação de seis estruturas de concreto na MU-10 (Córregos do Macaco, Atoladeira, do Mato, Pinguelinha, Pinguela e do Deir). Na MU-465 será substituída a ponte de madeira sobre o Córrego Jararaca. Na MU-06 será a do Córrego do Bacuri e na MU-45 serão as pontes sobre os córregos Silvano e Bacuri. Assim que instaladas, cada uma das aduelas terá 12 metros de comprimento.

“Esse é um excelente projeto que o Estado de Mato Grosso está fazendo. Quero agradecer o governador Mauro Mendes e também o secretário de Infraestrutura Marcelo Padeiro. Vocês estão fazendo uma grande transformação na logística da zona rural de Alto Araguaia. Isso vai assegurar um transporte mais seguro, uma melhor trafegabilidade e um avanço significativo na logística. Pela primeira vez na história do município estamos com um investimento desta envergadura em parceria com o Governo do Estado”, disse o prefeito. “Não tenho dúvidas que fará a diferença na vida do homem do campo. A zona rural de Alto Araguaia vai ter uma logística mais eficiente”, completou.

As aduelas foram descarregadas em uma área nas proximidades da Secretaria de Obras e Infraestrutura. A estimativa é que sejam necessárias cerca de 50 viagens em carretas bitrem para conclusão do transporte de todas as aduelas de concreto.